29 outubro, 2014

Tradições de casamento. O que você acha delas?

c15f38246c8cc65286cc1dc6124f9188

A cerimônia de casamento é cheia de rituais e tradições. Na verdade, é um compilado de todos eles. Mas, eles são obrigatórios? De onde vieram? Porque são feitos? Quais deles vale mesmo a pena manter? Bom, a gente tá aqui pra explicar pra você algumas tradições e momentos de uma celebração de casamento e ai, você avalia oque tem mais a sua cara para colocar em prática!

 

ALIANÇAS DE OURO

O costume de usar alianças começou na Europa, e remete a palavra Alligare, que significa proximidade, união. Fazer uma aliança com alguém, significa fazer um acordo, um pacto, uma união. O formato circular se refere a eternidade pois o circulo não tem principio e nem fim.A peça é confeccionada em ouro pois este é o metal mais nobre e ressalta a importância incorruptividade daquela união. 

4d47a82a1ad2e4010454e4a5685a403c

 

 O NOIVO ESPERAR A NOIVA NO ALTAR

Não se sabe exatamente onde e como essa tradição começou, porém especulasse que, no começo da humanidade quando as aldeias passaram a celebrar as uniões de casamento (que era apenas um ato simbólico, uma vez que leis escritas não existiam) o fato de o noivo esperar a noiva no altar simbolizava o recebimento daquela mulher para formarem uma nova família. Então ela ia até ele, que seria o responsável pela casa, que a recebia e assim eles se casavam. Algumas vertentes do judaísmo e da igreja evangélica acreditam que, a noiva simboliza a igreja que espera Jesus, logo, a noiva entra primeiro e espera o noivo no altar, ou se encontra com ele no meio da igreja.

f73d0bb22cdfa0a0b8dc2774d78803b3

 

BOLO DE CASAMENTO

A tradição de selar a festa de casamento partindo um bolo vem desde a época romana. Partir o bolo significa partir a felicidade. Também era tradição da época, a noiva comer o primeiro pedaço de bolo desejando fartura, pois o bolo também era significado de sorte. A forma como os noivos cortam o bolo, com a mão do noivo sob a mão da noiva, também significa o partilhar dos bens, das alegrias e da fartura do novo lar.

2b2bcd9942fe3b28e470463e4190330c

 

BEIJO NO FINAL DA CERIMÔNIA

Os gregos acreditavam que o beijo ao final da cerimônia, após confirmarem de livre e espontânea vontade que se uniam em matrimônio, os deuses selavam a união das almas que jamais poderiam ser separadas. Também, em muitas civilizações antigas, o casal não se beijava até o dia do casamento, logo, aquele era o simbolo de que um pertencia ao outro, que iria se concretizar mais tarde, na noite de núpcias.

2cae40c3ed2da8196ad9edc1c2837e72

 

NOIVA JOGANDO O BOUQUET

Surgiu na idade média, como uma simpatia para saber que o Deus do amor estava prestes a presentar com um casamento, já que, naquela época, não se casar era sinal de maldição em muitas comunidades. Então, a noiva reunia todas as familiares solteiras para jogar o bouquet e saber quem seria a próxima a se casar. Claro que, essa tradição era mais uma brincadeira porém, algumas famílias levavam tão a sério que, se a moça que pegava o bouquet não estivesse prometida em casamento, a familia tratava de começar a buscar um noivo.

288626c88986b7e75218d439de150a4b

 

Gostou? Compartilhe!

Comente esse post no facebook...

Comente aqui no blog!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você...

Voltar ao topo

Confira já o nosso Guia

Procurados, achados e selecionados exclusivamente para você