17 setembro, 2015

Tapioca também é festa!

Gente, vamos falar de comida boa? A tapioca é tudo de mais maravilhoso, perfeita para o menu de festas de aniversário! Pode ser servida também no casamento, na festa de 15 anos, em eventos sociais em geral e até mesmo em eventos corporativos.  Já já te conto como…

 

Fotos: Arquivo Expresso Gourmet
para-fazer-em-casa_frango-com-catupiry4

“Unir pessoas e celebrar a vida sempre, seja numa pequena reunião ou numa grande festa.” (Caru Maia)

Tipicamente brasileira e com origem em Pernambuco, a tapioca ganhou visibilidade nacional. Uma infinidade de receitas podem ser criadas a partir dela: bolos, drinks, pudins, crepes, enfim, salgada ou doce, vale a pena você conhecer.

motagem pudim de tapioca

Não bastasse todas essas qualidades que muito me encantam, ainda é boa pedida para os adeptos da vida saudável ou pessoas que precisam seguir uma dieta rigorosa. Aí vai o porque: A tapioca não contém glúten (proteína que pode gerar inflamações no organismo, má absorção de inúmeros nutrientes e ainda aumento de volume abdominal). Tem baixo teor de gordura, zero de colesterol e baixo teor de sódio. É um alimento de fácil digestão e boa alternativa para pós treino. É um excelente substituto do pão.

Logicamente deve ser consumida moderadamente, pois se consumida em excesso, pode engordar. Não há necessidade de óleo nem outra gordura para ser feita. Basta espalhar a farinha hidratada numa boa frigideira  teflon pré-aquecida. Eu gosto de fazer em frigideira redonda. A dica é que assim que desgrudar do fundo já pode virar.

Para os lights, interessante apreciá-la com peito de peru light e uma pasta de ricota ou soja, huumm, até nesta versão é fantástica. As dicas nutricionais são da maravilhosa nutricionista Mariana Ferri D’ávila.

Tapioca caiu nas graças dos nossos chefs gastrônomos. Uma das formas mais interessantes e total sucesso nos eventos, é no formato de Ilha Gourmet, onde é preparada na frente do convidado. Nesta mesma mesa, o convidado encontra diversos tipos de recheios a sua escolha, desde carne seca, cheddar, guacamole, mussarela até brigadeiro, beijinho, etc. É sucesso garantido!!

© Leandro Monteiro - Fotografia© Leandro Monteiro - Fotografia

Outra forma linda e sofistica é utilizá-la como um finger food, em formato de mini tapioquinhas recheadas com o ingrediente que mais gostar, carne seca, camarão, guacamole, brie, adicionando uma geleia, fica incrível.

As possibilidades são muitas, não se esgotam. Mas que é tuuuudo de fantástico nas festas mais descoladas e antenadas, pode apostar!

Hoje a disponibilidade da tapioca no mercado é grande e você consegue encontra-la em supermercados como Villarreal, Pão de Açúcar e Com-Sciência em São José dos Campos.

Ahh eu como falamos no jornal, segue uma receita MARA de tapioca para vocês!

 

Tapioca com Recheio de Abobora Cabotiã e Carne Seca

 Ingredientes:

– 02 sacos de 500g de goma de tapioca já hidrata (rende em média de 10 a 12 tapiocas).
– 100g carne seca
– 200g abobora cabotiã
– 50 ml de creme de leite fresco
– 1 dente de alho
– 1 cebola  roxa media
– 01 punhado de salsinha
– Azeite
– Sal e pimenta do reino a gosto
– Papel alumínio para embrulhar a abobora

Modo de fazer –  recheio de carne seca com abobora:

– Dessalgue a carne seca e cozinhe até ficar macia, desfie desprezando a gordura e reserve.
– Em uma panela refogue o alho a cebola roxa em azeite até murchar.
– Junte a carne seca já desfiada, se necessário acerte o sal. Tempere com pimenta do reino e salsinha, e reserve.
–  Corte a abobora, sem retirar a casca, (com cuidado pois é muito dura) em fatias grandes e retire as sementes. Coloque os pedaços em papel alumínio e tempere com sal, pimenta do reino e um fio de azeite. Embrulhe os pedaços no papel alumínio e leve ao forno pré aquecido, 200o, ate ficar macia. Mais ou menos 40 min.
– Retire do forno e desembrulhe do papel alumínio. Com ajuda de uma colher raspe a polpa da abobora separando da casca. Você terá um purê de abobora. Despreze a casca.
– Leve esse purê para uma panela, acerte o sal se necessário com cuidado, pois a carne a seca já terá sal. Adicione o creme de leite e a carne seca já previamente refogada.
– Pronto, seu recheio esta fantástico e muito saboroso.
– Dica -> se gostar de pimenta, adicione pimenta dedo de moça picadinha a gosto.

Tapioca – modo de fazer

– Peneire a tapioca em um recipiente.
– Em seguida leve uma frigideira ao fogo brando, se quiser adicione 01 colher de chá de manteiga na frigideira, não é necessário.
– Espalhe de maneira uniforme na frigideira aquecida, em media 3 a 4 colheres de sopa de goma de tapioca. Quando soltar do fundo vire o outro lado, assim que se soltar está pronto. Esse processo é muito rápido.
– Recheie sua tapioca, feche ao meio e sirva!

**Mande sua tapioca para publicarmos aqui. Envie para contato@chegouahora.com.br ou então poste sua foto no Instagram e marque o @chegouahora, iremos adorar!!

Gostou? Compartilhe!

Comente esse post no facebook...

Comente aqui no blog!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você...

Voltar ao topo

Confira já o nosso Guia

Procurados, achados e selecionados exclusivamente para você