18 setembro, 2015

Significado das Bodas

E aí amiga, já está casada há quanto tempo?  Já sabe qual das bodas você e o maridão vão comemorar no próximo aniversário de casamento?! Então vem conferir o significado das bodas de casamento e qual material representa cada ano de matrimônio.

 

Foto: Ismael Steffen

casalbodasdeprata-fotoIsmaelSteffen

“O amor deveria perdoar todos os pecados, menos um pecado contra o amor. O amor verdadeiro deveria ter perdão para todas as vidas, menos para as vidas sem amor.”(Oscar Wilde)

Boda vem do  latim “vota”, que significa “promessa”. Festejo em que se celebra uma união, um casamento. Muito mais conhecido como bodas (no plural), uma referência aos votos matrimoniais feitos anteriormente pelo casal ainda no altar. Obviamente, as  bodas de casamento são comemoradas na mesma data em que foi celebrado o casório. A cada ano que o casal permanece junto, são comemoradas novas bodas.

Essa tradição super bacana surgiu na Alemanha. Séculos atrás era costume entre os pequenos vilarejos oferecer uma coroa de prata aos casais que completassem 25 anos de casados, e outra de ouro aos que chegassem aos 50 anos de casados. Então foram surgindo simbologias para cada aniversário de casamento. E quanto mais tempo de casadso, de maior valor e mais nobre é o material que representa aquele período do casamento.

tipo-de-bodas-e-anos-de-casamento

1 ano – Bodas de Papel:

sobreO primeiro ano de casados marca o início da relação e a solidificação da união do casal.

2 anos – Bodas de Algodão
3 anos – Bodas de Couro ou Trigo
4 anos – Bodas de Flores, Frutas
5 anos – Bodas de Madeira ou Ferro

sobreA relação já está mais forte, resistente e com estrutura sólida, mas assim como a madeira, pode ser destruída pelo fogo, está sujeito à ação de fatores externos.

6 anos – Bodas de Açúcar ou Perfume
7 anos – Bodas de Latão ou Lã
8 anos – Bodas de Barro ou Papoula
9 anos  – Bodas de Cerâmica ou Vime
10 anos – Bodas de Estanho ou Zinco

sobreO metal tem como principais características a resistência e flexibilidade, que representam a instabilidade que alguns casais ainda enfrentam mesmo depois de alcançar a maturidade e a harmonia em uma década juntos.

11 anos – Bodas de Aço
12 anos – Bodas de Seda ou Ônix
13 anos – Bodas de Linho ou Renda
14 anos – Bodas de Marfim
15 anos – Bodas de Cristal
20 anos – Bodas de Porcelana

sobrePara chegar ao relutado final, as peças de porcelana passam por um longo processo antes de se transformarem em belos objetos. Na analogia feita com o casamento, o relacionamento já enfrentou grandes turbilhões que o levaram a um nível de maior confiança e cumplicidade.

25 anos – Bodas de Prata

sobreData tradicional de comemoração e festa para os casais que alcançam tanto tempo de casamento, representa não só a união deles, mas também a formação da família, com filhos e netos. Os festejos normalmente incluem uma renovação de votos do casal.

30 anos – Bodas de Pérola
35 anos – Bodas de Coral
40 anos – Bodas de Esmeralda
45 anos – Bodas de Rubi
50 anos – Bodas de Ouro

sobreO metal mais fascinante, por sua beleza e seu valor tem uma simbologia muito especial. No casamento, simboliza a força do amor e a valorização da união, que já está completamente sólida.

55 anos – Bodas de Ametista
60 anos – Bodas de Diamante

sobre Assim como os diamantes são eternos, a relação do casal cultivada ao longo de tantos anos mostra que  esse casamento é para sempre.

Ai, quanta história juntos, quanto amor!!! Não importa que tipo de festa vai ser dada para a comemoração das bodas, não importa se é um simples jantar a dois para as bodas de papel, uma viagem só do casal para as bodas de cristal ou uma grande festa com toda família e amigos para bodas de prata ou ouro. O que realmente importa é celebrar a união de dois corações, e o amor que frutificou em família com o passar dos anos.

Adoro posts cheios de simbologia assim =) Até o próximo. Beijo!

Gostou? Compartilhe!

Comente esse post no facebook...

Comente aqui no blog!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários:Significado das Bodas

  1. Ana Yuan

    Nossa adorei essa listinhas e as explicações,,,,muito legal, parabéns
    http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

    • Andrea Maia

      Obrigada Ana, conta pra gente o que mais vc gostaria de saber. Bjs

  2. vera Almeida Barbosa

    adorei saber o significado de BODAS

Recomendados para você...

Voltar ao topo

Veja também

Confira já o nosso Guia

Procurados, achados e selecionados exclusivamente para você