30 dezembro, 2015

Por um ano mais saudável! {papo sobre nutrição}

10 dia de alimentação correta para começar um 2016 muito mais saudável!!!
Foto: Divulgação
“Novo Ano. Novas promessas. Novas expectativas. Novos planos…” (Suas resoluções de ano novo)

Vamos aproveitar esse momento de renovação de energias e transformá-las em atitudes e resultados! Chegou a hora! A hora é agora! Vamos começar o Ano cuidando da saúde, da mente e do corpo. Associando uma boa alimentação à atividades físicas, o resultado só poderá ser o melhor possível.

Vamos lá? Vale a pena tentar manter essa alimentação por pelo menos 10 dias. Os resultados podem ser surpreendentes…

A alimentação deve ser o mais natural possível.

Nesse momento, o que deve ser consumido:

  • Uma xícara de chá, 3 vezes ao dia.
  • O chá de hibiscus e o chá verde, sem adoçar, ajudam na eliminação de toxinas e a diminuir o inchaço.
  • Hortaliças que estimulam as enzimas do fígado, no almoço e jantar: brócolis, couve-flor, rabanete, couve-manteiga e couve-de-bruxelas.
  • Preferencialmente alimentos orgânicos; inclusive ovos.
  • Frutas que tem poder diurético: melão, melancia, abacaxi e água de coco.
  • Fontes de fibras que ajudam a melhorar a função intestinal e aumentar a saciedade: chia, farelo de aveia, quinua em flocos, biomassa de banana verde.
  • Muita água entre as refeições.
  • O gengibre também é um excelente alimento. Além de atuar beneficamente no fígado, ajuda na digestão e também a melhorar o metabolismo.
  • Alho: excelente antiinflamatório e antioxidante. Deve ser consumido cru. Uma boa dica é colocá-lo no vidro de azeite extra virgem que será usado para temperar a salada.
  • Ervas e temperos: alecrim, hortelã, cúrcuma, canela, páprica, cominho, coentro e cebola
  • Arroz integral

O que deve ser evitado:

  • Doces, açúcares e adoçantes
  • Leite e derivados
  • Corantes e conservantes
  • Café
  • Farinha de trigo e produtos de panificação
  • Alimentos industrializados
  • Embutidos e enlatados
  • Refrigerantes
  • Bebidas alcoólicas
  • Manteiga, margarina, maionese e creme de leite
  • Carne bovina, suína, frango e peru

Lembrando que, o ideal é sempre procurar a ajuda de um profissional nutricionista qualificado, que monte um plano alimentar de acordo com a individualidade bioquímica, hábitos e necessidades de cada um.

Muitas vezes, a ajuda de um suplemento vitamínico ou fitoterápico poderá ser necessário.

Simone Pulice – Nutricionista


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