28 setembro, 2015

Palito de dentes à mesa – Etiqueta

Palitar os dentes é grosseiro? É falta de educação? Ou pode usar e abusar sem problemas? O que fazer, e como fazer nessas situações, tudo sem deixar as regras de etiqueta de lado.

 

Fotos: Getty Images
Você é daqueles que amaaaa palitar os dentes no restaurante ou na mesa da refeição?

carminha

“Quando o assunto é etiqueta. lembre-se que na dúvida, deve se pautar pelo bom senso… sempre!!!” (Mari Junqueira)

Bom, o palito de dentes existe há milhares de anos e, acredite, é o mais antigo objeto de higiene bucal conhecido em todas as culturas. Por muito tempo, esse ‘instrumento’ era considerado uma jóia, feito de prata, ouro ou marfim (e reutilizado muitas e muitas vezes, eca!). Hoje, além de estar em desuso, ele é considerado (por muitos) grosseiro. Nossos dentistas acham primitivo e extremamente agressivo aos dentes e à gengiva.

Eu, na verdade, não acho que seja extremamente grosseiro, acho até que ele nos auxilia e nos ajuda muito em momentos de extremo desconforto. O problema é como e onde usá-lo para que não pareça que você foi criado na selva (nada contra!!).

Claro que o Chegou a Hora está aqui para ajudar vocês e eu vou dar uma mãozinha para vocês se saírem bem em momentos constrangedores.

Vejamos 3 hipóteses:

mesaposta10

Vai receber em Casa ??

Em mesas finas NÃO há paliteiro.
O ideal é preparar um paliteiro (Lindo!), uma caixinha de fio dental e alguns outros acessórios de higiene pessoal e deixar no banheiro social à disposição dos convidados.

palito

Está em um rodízio de carne ou é vegetariano ??

O palito de dentes é um amigo inseparável do rodízio de carnes e, se você é vegetariano, há de reconhecer que, muitas vezes, a escova de dentes é absolutamente inútil diante de um fiapo de manga. Bom, nestas horas, corra para o banheiro mais próximo e, se não der, finja que vai amarrar os sapatos, pegar alguma coisa e – rapidinho – tire aquele paralelepípedo dos dentes!! Rs…
Opte sempre por ir ao banheiro, combinado??

petisco1

O que fazer com o espetinho do petisco ???

Nada de aproveitar para dar uma cutucadinha singela nos dentes, hein!?
Cada pessoa usa sempre o mesmo espetinho.
Depois de levar o queijo ou o petisco à boca, o correto é segurar (mesmo!) o espeto ou, se houver um pratinho, deixá-lo para servir-se de outra porção.

Gente, lembrando que, na dúvida, paute-se pelo bom senso… Sempre!!!

Sempre você vai poder conferir aqui no Portal, dicas e regrinhas de etiqueta especialmente para facilitar e enriquecer sua vida. Fique de olho!!

 

mari_junqueira-2
Gostou? Compartilhe!

Comente esse post no facebook...

Comente aqui no blog!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você...

Voltar ao topo

Confira já o nosso Guia

Procurados, achados e selecionados exclusivamente para você