5 junho, 2015

Noivas de Zuzu Angel {94º aniversário da estilista}

“A única vantagem de se fazer moda no Brasil é que temos mais fontes de inspiração do que em qualquer outro lugar.”
(Zuzu Angel)

zuzu angel atelie

E hoje é 94º aniversário de Zuzu Angel, data mais perfeita para fazer um remember da estilo marcante de uma das estilistas mais importantes para a moda brasileira.

A mineira Zuzu Angel, nascida em 5 de julho de 1921, é conhecida internacionalmente não só pelo trabalho com moda, mas também pela procura de seu filho Stuart Angel, desaparecido político na ditadura (historia de luta que virou filme biográfico super bacana em 2006).

Estilo noiva de Zuzu Angel:

Designer pioneira na moda brasileira, de personalidade forte, traços retos e efeito simples. Seu estilo misturava renda, seda, fitas e chitas com temas regionais de folclore, com estampados de pássaros, borboletas e papagaios. Zuzu também trouxe para a moda as pedras brasileiras, fragmentos de bambu e de madeira.

Conhecida por criar vestidos de noiva nada tradicionais feitos com renda nordestina, as vezes substituindo a saia por uma calça, além de diversos modelos estampados que seriam um must ainda hoje. Sua originalidade fez sucesso em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos.

noivas catálogo Zuzu Angel Noiva Zuzu Angel

Martha Medeiros assim como Ronaldo Fraga, grandes nomes de nossa moda contemporânea, sabem valorizar a identidade brasileira através do artesanato, sobretudo, das rendas e bordados. Ambos, assim como Zuzu, conseguem colocar o artesanal em produto de moda, de maneira bela e sofisticada.

martha medeiros

O Próprio Ronaldo conta quanta influencia recebeu de Zuzu Angel desde quando a conheceu em 1984. Olha só a delicadeza  e espontaneidade deste vestido inspirado em um conto de Guimarães Rosa,  todo aplicado com mini pérolas. Ronaldo criou  este vestido especialmente para  noiva Isabel.

ronaldo fraga

Em um desfile “protesto” realizado em Nova York na década de 70, Zuzu apresentou vestido branco bordado a mão, com ilustrações quase infantis. O desfile e a coleção manifestavam seu luto pela morte do filho Stuart. Não lembra  de longe o vestido de noiva de Angelina Jolie em 2014?!

zuzu vs. angelina

 

 

Zuzu atemporal né?! E cá está nossa singela homenagem…

 

Gostou? Compartilhe!

Comente esse post no facebook...

Comente aqui no blog!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você...

    Voltar ao topo

    Confira já o nosso Guia

    Procurados, achados e selecionados exclusivamente para você