7 abril, 2015

Não pague mico na festa – Aprenda, com diversão, a usar todos os talheres !

Você sabe como segurar os talheres, o que fazer com eles, como pegar os grãos, saladas, purês… e, durante a pausa ou no fim da refeição como deixá-los ???

Estou aqui para tirar essas e outras dúvidas ! Hahá !

Vamos lá;

jantar4

 

Antes, uma pequena explicação (É pra ler, viu gente !!!) : Depois de muitos anos comendo com as mãos, o homem medieval desenvolveu um instrumento para levar o alimento à boca. Segundo historiadores, a Idade Média (entre os séculos V e XV) é o provável período do surgimento do garfo, item fundamental em qualquer refeição civilizada até hoje. Portanto, se algo foi desenvolvido para que as pessoas deixassem de comer com as mãos vamos usá-lo, certo ?!
Nada de pegar alimento com as mãos. O única exceção é para o pão nosso de cada dia (rs) e petiscos. Os demais, deverão ser sempre levados à boca pelo utensílio mais útil do mundo: Os talheres !

Difíceis de pegar para alguns, bobeira para outros, demonstração de elegância e bom comportamento para muitos….
Como usá-los, segurá-los… vamos conferir ?!?!?

jantar3

Ao colocar no garfo ervilha, arroz, salada, e outros alimentos servidos em pedacinhos, mantenha-o virado para cima e, com a faca em diagonal, empurre (delicadamente!) a comida até o garfo. Este é um momento cuidadoso…. seu vizinho de mesa ficará eternamente agradecido se você não jogar no colo dele ervilhas, milhos, etc…

Todos os livros que li e todos os cursos que já fiz davam exatamente essa instrução: ficar pegando grão por grão é um mico absoluto… cuidado, quem faz isso é galinha… e tenho certeza que meus leitores chiquéééérrimos estão longe de serem galinhas !!! rs…

Bom, alimentos como carne e peixe são fixados com o garfo e partidos com a faca. E, em seguida, deixe a faca ao lado, no prato, pegue com a mão direita o garfo e o leve a boca. 

cortando

Para servir-se de purês, suflês e outras receitas pastosas, pouse o garfo sobre o prato, e pressione sobre o garfo com a faca uma pequena porção do alimento.

Em resumo, qualquer alimento que seja cortado, deve ser segurado com o garfo na mão esquerda e a faca na mão direita. Depois, descanse a faca na lateral do prato e com a mão direita segure o garfo e leve o alimento a boca. Também é permitido levar a boca o alimento a boca com a mão esquerda !!

Quer repetir ou já encerrou sua refeição, posicione corretamente os talheres. Assim:

descanso do talher

Lembrando que em um jantar formal, vários pratos poderão ser servidos e você só irá posicionar o talher que usou naquele prato. Por exemplo, se comeu a entrada e usou os talheres para tal parte da refeição, ao terminar, posicione apenas estes talheres. No próximo prato, use os talheres seguintes e, assim, sucessivamente.  

Gostaram das dicas ???

Deixem suas perguntinhas, aqui mesmo, nos comentários !!

mari_junqueira-2
Gostou? Compartilhe!

Comente esse post no facebook...

Comente aqui no blog!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você...

Voltar ao topo

Confira já o nosso Guia

Procurados, achados e selecionados exclusivamente para você