22 setembro, 2015

Flores à mesa – Servir com Charme!

Vai receber amigos e familiares para uma festa em casa? Pois então corre e vem conferir mais um post da série Servir com Charme  nossa colunista, diva da decoração, Mariana Junqueira dá dicas de como compor o ambiente com flores.

 

 Fotos: Pinterest

flor16

“Quem acha que a estação mais gostosa do ano é a primavera pode entrar no meu ‘clube’! Rs.” (Mari Junqueira)

Sou apaixonada pelo clima da estação e principalmente pelo que ela nos oferece de mais lindo… as flores !!!

Nada pode ser mais lindo que um belo arranjo de flores da estação no centro da mesa, ou um cacho lindo, repleto de flores coloridas na entrada na nossa casa, mesmo porque, um incrível arranjo de flores tem o poder de levantar qualquer ambiente sem graça. Por isso, invista em flores para realçar e energizar sua casa.

Você que ama receber em casa, ou vai receber pela primeira vez, saiba que um dos itens de decoração que não pode faltar – de jeito nenhum – são as flores naturais. Pode ser um vasinho simples, em uma bandeja de café, com flores colhidas do seu próprio jardim (acho tão chique!), ou arranjos mais elaborados, mas o importante mesmo é que estejam em harmonia com a sua casa!

Bom, pra começar o post de hoje, dou uma dica importante: não se desespere!! rs…
Sei que algumas flores tem o valor elevado e que muita gente não sabe nem por onde começar quando o assunto é arranjo. Por isso, acredito que este post irá ajudar muito, leia com atenção!

Apesar de parecer, escolher flores não é nada difícil, acredite!
Antes de começar a imaginar como usar e onde colocar, é importante se informar sobre a época de cada flor para, aí sim, comprar as flores escolhidas.

Depois de escolher as flores que serão usadas, não fique tensa, o segredo para que as flores estejam bonitas no dia do evento é buscá-las na semana ou no mesmo dia da recepção, garantindo assim que todas estejam frescas.

Veja se na sua cidade há algum lugar especial que venda flores. Algo como o conhecido CEASA ou algum distribuidor que possa fornecer flores bonitas e novinhas.

Procure não comprar flores com aroma forte, isso pode causar incômodo aos convidados mais sensíveis; portanto, não custa evitar.

A dica que dou para que as flores durem mais é cortar os cabos em 45 graus e nunca deixar flores e folhas em contato com a água do vaso, pois elas são responsáveis pela contaminação da água, o que diminui o tempo de vida das plantas. Por isso, corte e limpe os cabos das flores sempre.

A altura da água deverá ser de, no máximo, 4 dedos. Mais que isso é desnecessário e ‘afogará’ a flor. NUNCA molhe as flores. A única flor que aceita ser molhada é a hortênsia, mais nenhuma. Lembre-se de trocar a água todos os dias, no máximo dia sim dia não.

Quando for colocá-las no vaso, procure distribuí-las de maneira intercalada para que fique um visual proporcional. Costumo começar pelos quatro cantos do vaso – e se o vaso for redondo, monto com quatro cantos imaginários – e então distribuo as flores seguintes. Podar e cortar as flores e folhas murchas e que avançam além do devido garantirá uniformidade.

Caso escolha um tipo só de flor, não há segredo: é só colocar todas no vaso de maneira delicada para que o arranjo fique harmonioso. Lembre-se que as flores deverão estar do mesmo tamanho.

Para aquelas que já dominam a arte de manusear flores, divirtam-se!

Não há regras de cores na hora de criar os arranjos. Escolha vasos que complementam bem a decoração da sua casa!

Inspire-se:

flor21 flor20 flor19 flor18 flor14 flor13 flor12 flor1

Quer mais posts de decoração? Mais posts da série Servir com Charme? Quer mais posts da Mari? A gente tem!!!

mari_junqueira-2
Gostou? Compartilhe!

Comente esse post no facebook...

Comente aqui no blog!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você...

Voltar ao topo

Confira já o nosso Guia

Procurados, achados e selecionados exclusivamente para você