20 outubro, 2015

Dúvidas Frequentes – Casamento

1- Por onde começar?

Comece pela data que o casal quer que seja a data MARCADA! Depois, faça uma lista de datas possíveis…Nosso conselho é: Faça uma lista dos principais desejos de igreja, salão, buffet, fotógrafo, filmagem, DJ, banda,cerimonialista e  etc…e comece sua pesquisa vendo se eles tem disponibilidade para a data desejada. Hoje, há  fornecedores que tem sua agenda comprometida até dois anos antes. Por isso, é hora de planejar!!! Mãos a obra!

Legal é ter pelo menos dois fornecedores de cada setor para que você possa ir conhecê-los pessoalmente.

Se você ainda não tiver opções, busque indicações nas empresas mais consolidadas e com alguns anos no mercado, essas empresas já sabem e podem indicar bons profissionais, inclusive porque estas, com mais tempo no mercado,  conhecem  bem os bastidores… e o que muita gente desconhece é que um  bastidor tranquilo resulta numa festa executada com menos probabilidade de problemas e erros.

As cerimonialistas também devem ter esse conhecimento, entretanto, algumas delas são muito boas  mas com pouco tempo no mercado o que não dá a vantagem a ela de conhecer ou não determinado fornecedor. Então, ao contratar a cerimonialista levante todo seu portfólio e ser for bacana, vá em frente e conheça os fornecedores que ela  tem para indicar, afinal, é ela quem deve ficar controlando toda a montagem da sua festa de acordo com os contratos firmados.

Cuidado: Tem cerimonialista que indica certos fornecedores  apenas pelo BV (bonificação de vendas – porcentagem sobre todos os contratos fechados), isso não é legal.

A cerimonialista é livre quanto ao procedimento de trabalho, o BV não é um procedimento inadequado e sim uma forma de trabalho.  Quando for contratar a sua cerimonialista cabe a você perguntar diretamente qual é o esquema de trabalho dela, e descobrir se ela recebe o que você irá remunerá-la pela prestação de serviços ou se ela receberá BV dos fornecedores. E cuidado com redes de contato fechadas, você pode deixar de conhecer excelentes profissionais.

2- É necessário ter uma cerimonialista?

Essa perguntas, é uma das que mais escuto nos últimos tempos. Eu diria que é imprescindível ter alguém para te ajudar na sua caminhada de construção de um evento, principalmente, se você estiver sem tempo! Uma cerimonialista prevê situações e faz o planejamento da festa dentro de uma experiência ímpar aprendida, por isso, é importante saber sua bagagem e ter acesso ao portfólio. A cerimonialista é uma peça chave para convergir num ponto comum os interesses de todos os fornecedores que serão contratados para seu evento.

Cuidado: A boa cerimonialista não vai descaracterizar o SEU DESEJO. Se você perceber que a condução está indo longe do você esperava, coloque freios!

3- O que inclui no valor do Buffet?

Cada buffet ou banqueteiro tem um estilo de trabalho, uns além da alimentação incluem mesas, outros não… uns incluem copos, talheres, pratos e taças e outros não.

O importante é ao contactar o buffet desejado, procurar sanar essas dúvidas de imediato, pois locar materiais pode dar uma diferença no valor por pessoa considerável.

Normalmente, para cada tipo de serviço oferecido os buffets já possuem o material básico necessário para realização do mesmo, dentre eles: toalhas, guardanapos, copos, taças, mesa, etc.

4- Qual cadeira escolher?

Hoje existe uma gama de cadeiras que você pode estar locando para a sua data. Existe a cadeira Tiffany, a cadeira Ghost, a cadeira Dior, etc, que são cadeiras belíssimas!

O melhor a fazer é discutir com o seu decorador qual será a melhor cadeira pra você, a cadeira pode engrandecer e muito seu projeto de decoração, e ele (o decorador)  é realmente a pessoa CERTA que pode responder com propriedade qual será a melhor e mais adequada opção pra você!

É importante ter referência da empresa a qual está contratando quanto ao serviço e a entrega (data e hora).

5- Como escolher o salão? O espaço do salão cabe o número de pessoas?

Essa pergunta é crucial e de extrema importância, muitos salões fazem sua propaganda com a capacidade máxima de pessoas em pé, outros fazem a capacidade máxima sentado, mas esquecem que um evento tem outras atrações como: bar de caipirinha, telões, mesa de bolo, espaço entre as mesas para perfeita circulação, palco para banda, etc…Isso tudo deve entrar no projeto. O projeto é feito por um decorador ou por quem organiza o evento, mas deve ser interativo com todos os fornecedores. Se a sua condutora ou condutor do evento não tiver o mapa com medidas para lhe fazer o projeto, procure quem faça! Os fornecedores com mais tempo no mercado costumam ter esse banco de dados com mapas de locais já bem detalhados.

6- Qual o tipo de serviço ideal para minha festa?

Todo evento deve ter a identidade da pessoa, depois de traçado o perfil com algumas conversas e reuniões sobre o evento e o público (Convidados), pode-se decidir por:

6.1-Coquetel

6.2-Coquetel  e Jantar Empratado

6.3-Coquetel e Jantar Americano

6.4-Coquetel e Jantar á Francesa

6.5-Coquetel e Jantar á Inglesa

6.6-Coquetel com Mini-degustações

6.7-Churrasco

6.8-Coquetel com Cozinha Show (ilhas que preparam o alimento na frente do convidado)

6.9- Quando eu coloco sousplat?

Os sousplat devem ser colocados para aparar os pratos quentes (não é uma premissa!) e servem também para deixar a decoração ainda mais linda. Entretanto, é importante colocá-lo somente se houver o serviço do jantar ou prato quente. Do contrário, você estará gerando expectativas no seu convidado que não vão condizer com o serviço contratado.

Ou…uma idéia que amei ver de perto é fazer um sousplat menor para aparar o prato pequeno, assim descaracteriza o jantar, não cria expectativas e ainda decora sua mesa.

7- Como eu escolho o fotógrafo?

Você poderá escolher o fotógrafo pelo seu perfil: clássico, jornalístico, etc ou por indicação de amigas, pelas indicações da sua cerimonialista ou empresa organizadora. Não deixe de ver o portfólio pessoalmente e visite o profissional. Eu sempre digo que é condição “sine qua non” ter empatia pelos seus fornecedores.

8- Como eu escolho minha filmagem?

Você pode proceder da mesma maneira que escolher seu fotógrafo…O vídeo deve te emocionar, se isso acontecer você está com o profissional CERTO. O legal é que hoje existe as mini-produções em vídeo para tudo, desde o SAVE THE DATE até os Agradecimentos Finais.

9- Quem faz os doces e o bolo?

Os doces e bolo são feitos por especialistas. As doceiras estão cada dia mais arrojadas, com criações lindas e diversas e acabam compondo o projeto de decoração. Escolha degustando e observando os eventos e festas que frequenta.

10- Como montar o projeto de decoração?

O projeto de decoração é o ponto crucial, contrate um DECORADOR experiente! O bom projeto de decoração prevê todas as situações da festa e dá o ritmo do evento com o lay-out traçado. A decoração provoca sensações incríveis quando bem feito! Não é simplesmente um Vaso ou um Arranjo sob uma mesa em qualquer lugar, é muito mais! Gosto de estilos cenográficos, que transformam o lugar para o gosto do cliente, sempre com aconchego e proximidade dos convidados.

11- Meus pais são separados, como lidar com isso no casamento?

Essa situação é muito delicada! Aconselho uma conversa franca entre família, pontuando bem o desejo do casal.

Existe cerimonialistas bem experientes que podem conduzir uma situação dessas com muita categoria. Tenha em mente, prestigie os pais de maneira equilibrada e, se possível, igualitária, afinal, são os seus pais e este é um momento comum importante a todos.

12- Minha família não se dá com a família do meu noivo, e agora?

Zele pela educação e respeito e pronto! Exija respeito, pois essa é uma ocasião que não dá pra ser realizada em dois momentos diferentes. Você pode fazer a distribuição dos convidados de maneira mapeada afim de que conserve cada qual no seu espaço.

13- Qual o tipo de maquiagem que devo optar?

A maquiagem deve valorizar a anfitriã e o anfitrião, cuidado com maquiagens que desconfigure quem você é, optar pela naturalidade é sempre o melhor caminho.

14- O que devo agendar primeiro?

Você deve agendar primeiro os profissionais com maior demanda, uma pesquisa realizada apontou na região de São Paulo: igreja, salão e buffet.

 15- Devo ou não cumprimentar todas as pessoas no meu casamento?

É muito elegante cumprimentar todos presentes, afinal eles estão dedicando parte do seu tempo para compartilhar com você esse momento único. Entretanto, há festas que o contingente de convidados é acima de 250 pessoas, e cumprimentar todas uma a uma fará com que você não aproveite sua festa. Então, gosto de duas soluções: fazer um vídeo agradecendo ou  subir no palco e agradecer coletivamente, convidando a todos para encontrar com vocês, um exemplo, na pista de dança.

16- Minha festa está restrita, como faço para delimitar meus convidados?

Você deve convidar quem você desejar, quando o convite for extensivo a família coloque no convite Sr………. e família, quando não for coloque os nomes endereçados Sr…………… e Sra………………

17 -Para os convidados solteiros devo contar com acompanhante?

Sim, sim, sim!!! Principalmente se esse convidados não fizer parte de turma alguma, ele pode se sentir muito deslocado na chegada ao evento e durante a festa.

18- Vou casar na praia, quais cuidados devo tomar?

Você deve tomar o cuidado com insetos (informar e disponibilizar soluções em spray ou cremosas para proteção), clima, estacionamento e estadia.

19- O Preto é proibido para madrinhas?

O preto não é a cor que a etiqueta exige, mas se a noiva liberar e o casal ficar contente, não vejo problema algum em utilizá-lo. Simbolicamente alguns significados tem sido desmistificado, o que vale é sentir-se bem!

20- Em que momento devo jogar o bouquet?

Combine esse momento com sua Cerimonialista, ele pode acontecer em diversos momentos, exemplo: pós-cerimônica, na pista de dança, no meio do evento, etc.

21- É verdade que devemos comprar as bebidas quentes e destilados e deixá-las com os buffets?

Sim, você pode comprar ou consignar.

22- Cálculo de bebidas, quanto devo servir de….

O cálculo de bebidas é feito baseado num briefing completo dos anfitriões sobre seus hábitos e os hábitos dos convidados. Acho super equivocado distribuir um cálculo qualquer. A minha experiência me mostra que dependendo do local, dos convidados, dos hábitos e do clima, os cálculos mudam completamente! Busque um profissional para fazer essa análise, você pode buscar um buffet com experiência, uma cerimonialista com experiência ou mesmo um distribuidor de bebidas experiente.

Dizer que 1 whiskey serve 10 pessoas, é equivocado se os seus convidados são apreciadores.

Dizer que 1 champagne serve 2 pessoas é equivocado, principalmente se há outras bebidas envolvidas….

Não se engane! Procure profissionais!

23- Quantos casais de padrinho posso convidar?

Convide quantos desejar, sabendo que quanto maior for a sua dupla, mais pessoas ficarão de pé no altar. O ideal são 4 casais da noiva, 4 casais do noivo.

É isso! Se tiverem mais dúvidas, podem enviar que o Portal chegouahora FESTAS, ficamos felizes em responder!

Um beijo,

Andrea Maia

IMG_andrea-mod-Mini
Gostou? Compartilhe!

Comente esse post no facebook...

Comente aqui no blog!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você...

Voltar ao topo

Confira já o nosso Guia

Procurados, achados e selecionados exclusivamente para você