25 julho, 2014

Dra Mariana Ferri d’Avila dá dicas para as noivas ficarem em forma!

 

 

Measuring woman's waist under the breastmariferridavila

 

Muitas noivas sonham em estar bem no dia do casamento. Não somente com a pele linda, os dentes brancos, o cabelo impecável, a maquiagem perfeita, o nervosismo controlado, etc. Sonham com o estar se sentindo bem dentro do vestido. Afinal, ninguém quer olhar as fotos do álbum do casamento e se arrepender por não ter conseguido se livrar dos quilinhos extras. Quer maior incentivo para começar a mudar os hábitos, do que estar noiva e ter uma data para casar?

Então vamos esclarecer algumas dúvidas mais comuns:

 

Quanto tempo antes do casamento devo iniciar uma dieta?

Isso varia muito de pessoa para pessoa, pois umas podem querer emagrecer muito, outras apenas melhorar as gordurinhas localizadas e outras ainda podem querer um aumento da definição muscular e redução da retenção de líquidos. Não existe um prazo fixo, pois quanto antes você iniciar o processo de mudança nos hábitos alimentares, melhor é para você e para o estilista do vestido, pois se a cada prova feita, ele tiver que ajustar o tamanho do vestido, pode ser que o mesmo fique deformado e desconfortável para usar no grande dia. Montei uma tabela com prazos para vocês entenderem melhor.

tabeladamariferri

Existe uma dieta ideal para a noiva emagrecer?

A dieta deve ser sempre individualizada, pois o alimento que é remédio para um, pode ser veneno para outro. No entanto, algumas regras ajudam muito:

– Não ficar mais de 3 horas sem se alimentar durante o dia, pois o jejum prolongado faz você comer mais na próxima refeição, deixa o metabolismo mais lento e ainda estimula acúmulo de gordura localizada.

– Evite comer carboidratos simples, como massas e pães de farinha branca, doces e açúcar. Sempre que for comer os carboidratos, mesmo os integrais, deve associar uma fonte de proteína junto, como por exemplo peixe, frango, carne, ovo, shimeji, tofu, missô, etc.

– Não misturar os carboidratos entre si. Se comer batata, não pode comer ao mesmo tempo arroz, macarrão, mandioca, mandioquinha, inhame, cará, beterraba, entre outros. Somente um tipo por refeição.

Não se alimente muito tarde. Faça a última refeição 2 horas antes de dormir. Caso sinta fome, opte por alimentos ricos em proteína nesse horário.

– Use mais alimentos termogênicos, como pimenta, gengibre, canela e hortelã. Eles ajudam a acelerar o metabolismo durante o dia.

– Caso pratique exercício físico, opte por alimentos com baixo índice glicêmico antes dos treinos (alimentos que são absorvidos aos poucos), como batata doce e mandioca por exemplo. Depois dos exercícios, associe uma proteína com um carboidrato alto índice glicêmico (rápida absorção), como a banana, uva, tapioca, etc.

– Não deixe de fazer o café da manhã. Definitivamente ele é um ótimo aliado à saúde e ao emagrecimento.

– Introduza sucos detox no seu dia, de preferência pela manhã, como por exemplo suco de couve + 1 fruta cítrica + gengibre ou canela.

– Beba pelo menos 2 litros de água ao dia, podendo intercalar com chás diversos, inclusive os que ajudam na retenção de líquidos, como o chá verde, hibisco e cavalinha.

– Exclua ou reduza drasticamente da sua dieta refrigerantes, sucos em pó e de caixinha e bebidas alcoólicas. Além de atrapalharem muito na perda de gordura corporal, não agregam nada à saúde.

– Introduza mais alimentos de verdade, naturais, e evite tudo que for quimicamente produzido. Muitos acreditam que um biscoito salgado integral é saudável, quando na verdade, contém muito sódio, muita gordura, pouca fibra e muito marketing. Comece a consumir mais frutas, verduras, legumes, carnes em geral, e menos embalagens que nem sempre falam a verdade.

Dicas Mari Ferri D'Avila

O que posso fazer se não tenho tempo para preparar minha comida?

Tempo a gente administra. Você pode preparar de noite os lanchinhos que levará ao trabalho ou à escola, e na hora do almoço, se for comer em casa melhor, mas se for comer em restaurante, busque aqueles que tenhas sempre opções variadas de saladas, carnes magras, produtos integrais, etc. E claro, não coma as sobremesas tentadoras e com muito açúcar.

 

mariana ferri davila

Emagreci, já estou no meu peso ideal e me sinto bem assim. Posso voltar a comer como antes?

Nosso organismo tem sempre a memória no seu peso máximo, pois as células de gordura não morrem. Então, se retomar aqueles hábitos ruins, o peso começa a ser recuperado rapidamente e ainda tem chance se engordar mais do que estava no início. Por isso da importância da mudança de hábitos de vida, e não apenas nesse período do noivado ao casamento. Afinal, quer melhor motivo de continuar esses novos hábitos do que uma família que se alimenta bem, e vive melhor. Assim, quando começar a vir os filhos, eles crescerão e um ambiente saudável sem problemas. Procure um profissional nutricionista para adequar a dieta de acordo com suas necessidades individuais, pois cada um possui um organismo com propriedades diferentes dos outros.

 

 

Gostaram das dicas da Dra Mariana? 

Gostou? Compartilhe!

Comente esse post no facebook...

Comente aqui no blog!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:Dra Mariana Ferri d’Avila dá dicas para as noivas ficarem em forma!

  1. Tamires de Almeida Pinho

    Amei as dicas, achei várias coisas aí que eu não sabia.
    Me caso em novembro, espero conseguir emagrecer por que meu vestido está justo demais.
    Adorei o blogue.
    Tatta

Recomendados para você...

Voltar ao topo

Confira já o nosso Guia

Procurados, achados e selecionados exclusivamente para você