17 março, 2016

Doces tradicionais – Delícias atemporais!

Sabe aqueles doces de festa mais antigos? Aqueles que sempre nos fazem lembrar de bons momentos que ficam marcados na memória com sabor de felicidade e nostalgia? Pois é, tradição nunca sai de moda… Ou será que sai?!

 

Fotos: Mauro Holanda | José Antonio | Ormuzd Alves | Codo Meletti | Lenadro Monteirocamafeuebemcasado-capa-docestradicionais-festa
“Caru e eu brincávamos na sala, sentindo o cheiro vindo da cozinha, das pequenas delícias preparadas pela minha mãe.” (Andrea Maia)

Eu sei que as técnicas se modernizaram, o acesso aos produtos disponíveis no mundo nos trouxe uma gama maior de escolhas. E que delícia alguns sabores que hoje podemos degustar devagarinho, para não acabar rápido. Ainda assim, me pego repetindo sabores tradicionais, os quais apenas o nome já me fazem salivar. E as lembranças de tê-los me acompanhando desde pequena nas minhas melhores comemorações, ahhhh isso é impagável!!

Sou só eu ou alguém aí compartilha da mesma sensação? Sabe os camafeus? Sempre os via serem produzidos, delicadamente, pelas mãos da minha mãe, quando ainda não existiam profissionais especializados na arte. Tudo lá, na cozinha da minha casa, em plenos anos 80, eu e Caru brincávamos na sala, sentindo o cheiro das pequenas delícias. E a cada caixa produzida com perfeição, vinha a realização, afinal, eles iam ser saboreados por pessoas especiais, que tampouco conhecíamos (éramos pecorruchas), mas elas faziam parte do nosso dia-a-dia.

camafeu-nozes-fotoOrmuzdAlves

Chega o novo, para abrilhantar as mesas… Ahhh eu adoro mudanças, elas são tão necessárias quanto as lembranças, gosto de ter os dois num só cardápio e me lambuzar, no presente e na memória. 

A vocês, doceiras que me trazem lembranças doces, que os tradicionais perdurem nos seus cardápios, um forte abraço!

Nossa Dica Dos doces tradicionais para casamentos e festas infantis, desde o eterno brigadeiro com granulado, o bicho de pé (hoje conhecido como brigadeiro rosa) o beijinho com cravo, o cajuzinho, o camafeu de nozes, o casadinho, olho de sogra e o eterno bem casado – sempre serão bem vindos e bem aceitos, são itens atemporais e ícones de uma boa mesa de doces. Mas nada impede de que essas receitas sejam repaginadas, ou que sejam servidos de formas diferentes, e que de “cara nova” componham uma mesa mais moderna, sem deixar as tradições de lado.

docestradicionais-mesadedoces

E você noivinha ou mãe, que está no planejamento do cardápio, o que prefere ter à mesa? Gosta mais da nostalgia trazida pelas delícias mais tradicionais ou as saborosas combinações da confeitaria moderna? Ou ainda prefere um harmonioso mix das suas opções? Hummmm…


Leia Mais:
| Mais posts da Andrea Maia | Vídeos da Andrea Maia | Doces | Doces para Casamento | Doces que as crianças adoram | Doces Franceses | Expresso Gourmet e Andrea na Glamour | Por falar em festa, nosso Guia de Fornecedores está cada dia mais recheado com os profissionais certos para fazer a festa acontecer… Vale a pena dar uma espiadinha!

Gostou? Compartilhe!

Comente esse post no facebook...

Comente aqui no blog!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você...

Voltar ao topo

Confira já o nosso Guia

Procurados, achados e selecionados exclusivamente para você