23 dezembro, 2015

Como passar pelas festas de fim de ano sem engordar?!

Essa é a pergunta que não quer calar, não é mesmo?! Mas calma, a gente ajuda você a curtir a boa comida de fim de ano sem ficar com medo da balança depois.

 

Foto: Getty Images

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“O que me engorda não é o que como do natal ao ano novo. Mas do ano novo ao natal…”(Desconhecido)

Época boa essa de fim de ano… Duas ceias gigantescas e deliciosas em menos de um mês, isso sem contar quando damos aquela “passadinha” na casa de amigos e parentes para dar um abraço ou levar presentes, e acabamos por comer um pouquinho por lá também. Depois tem também o almoço de Natal e as mil receitas do dia seguinte, para dar fim a tanto pernil e tender!!!

É, independente do seu biotipo, essa época do ano é perfeita para ganhar aqueles quilinhos indesejados a mais! Longe de mim estar querendo te aconselhar a não comer todas aquelas gostosuras (mesmo porque, sou a primeira a perguntar que horas que vamos começar a ceia, rs), é fim de ano, você está em uma festa e deve desfrutar dela. Mas nada impede que tenha alguns cuidados para não exagerar… A sua saúde e boa forma agradecem!

Então vamos ao que interessa: As dicas!

1. Não saia de casa de estômago vazio. Coma algumas frutinhas ou tome um iogurte antes de ir para a festa. Assim você não chega com muita fome, se serve de porções menores e consegue escolher melhor entre seus pratos favoritos.

2. Pegue porções menores, além de mais educado evita que sobre comida no seu prato, além de te dar mais tempo para se sentir saciado.

3. Evite ou simplesmente diminua as porções de petiscos, como castanhas, amendoim, salgadinhos, azeitonas, queijos, pois são bastante calóricos.

4. Reduza a  quantidade dos acompanhamentos, como arroz, risoto, farofa, cuscuz paulista e tortas salgadas e carboidartos em geral, o ideal é se servir de uma porção bem pequena deles.

5. Coma bastante salada, como rúcula, alface, agrião, escarola. Acrescente tomate cereja, cebola, palmito e pepino. Você também pode acrescentar frutas às saladas, a manga e o abacaxi combinam super bem com saladas de verão.

6. Não exagere nas bebidas alcoólicas. As bebidas destiladas (whisky, vodka, cachaça, caipirinha, saquê), são mais calóricas, por isso é bacana alternar as doses com água. Assim você não exagera na quantidade e aproveita para se manter hidratada

7. Use e abuse das frutas da época, como cereja, ameixa, pêssego, nectarina, abacaxi e melão. Pois são pouco calóricas…

8. Quanto ao tradicional Panettone, procure comê-lo apenas na véspera ou no dia. São todos bem calóricos, principalmente os recheados com chocolate e trufas.

9. Cuidado com as sobras das ceias, que normalmente são receitas pesadas e calóricas. A gente sempre abre exceções para os festejos, mas continuar comendo essas gostosuras na mesma quantidade durante a semana, sem dúvidas vão fazer você engordar.

10.  Não pare de se exercitar durante esse recesso de fim de ano. Um estudo publicado no “The Journal of Physiology” mostrou que, mesmo em épocas de comilança, fazer 45 minutos de exercícios por dia ajuda a controlar o ganho de peso.. Ou seja, “a atividade física regula os níveis de açúcar no sangue e as mudanças metabólicas. Os melhores exercícios para queimar calorias são os aeróbicos, como caminhada, corrida ou ciclismo”, afirma a cardiologista Isa Bragança.

Viu só, continuar em forma no fim de ano nem é tão difícil assim como você pensava… Lembre-se que para sua festa ser completa, você precisa de moderação. Assim você curte todos os momentos se sentindo bem com seu corpo e com a balança.


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