11 dezembro, 2015

Como fazer uma festa ao ar livre? {Casa Vogue}

Dicas e o passo-a-passo para a celebração perfeita! Post colaborativo de Andrea Maia para o site da Casa Vogue.

 

Fotos: Leandro Monteiro
Mesas ao ar livre (Foto: Divulgação)

Selo Dicas da DedéFiz essa matéria colaborativa para o site da Casa Vogue, falando sobre festas ao ar livre e o passo-a-passo para uma celebração perfeita… O texto, que foi ao ar no dia 09 de dezembro, ficou uma delícia de ler (assim como foi super gostoso de ajudar a compor, rs), além de super relevante para as noivinhas que planejam suas festas em meio à natureza. Um post foi super bem aceito, campeão em likes e compartilhamentos nas redes sociais… Então pensei,  porque não repostá-lo aqui no Chegou a Hora?! Um suuuper abraço e o meu muito obrigada a equipe de redação da Casa Vogue pela carinho e confiança…

Texto: Reportagem do site Casa Vogue.

A beleza das mesas e da decoração de eventos ao ar livre valem a pena, mas é preciso ter consciência de que, em qualquer época do ano, a celebração corre riscos relacionados às condições do tempo. “Quando faço um evento, sempre sugiro a montagem de estruturas cobertas ou um plano B em um lugar fechado, no mesmo local ”, conta Andrea Maia, uma das sócias do Expresso Gourmet. Ela e Caru Maia já realizaram mais de 3 mil casamentos e 2 mil festas de 15 anos. Entre as clientes, estão celebridades como Ticiane Pinheiros.

“Na decoração não podem faltar itens que remetam à beleza da estação, e, no quesito gastronomia, sugiro investir em receitas refrescantes. A disposição do local deve focar o aconchego, é essencial que os convidados se sintam confortáveis”, explica Andrea. A seguir, ela nos passa todas as dicas para uma celebração ao ar livre perfeita, seja natal, ano novo ou apenas uma festa de aniversário. Confira:

Mesas ao ar livre (Foto: Divulgação)
Como criar uma decoração para um evento ao ar livre?

Defina o estilo: romântico, clássico, rústico, cool, boho ou qualquer outro que combine com seu gosto

Defina o tipo de mesa a ser utilizada: madeira, vidro, com toalhas até o chão… Essa vai ser a base da decoração!

Defina os tipos de arranjos: folhagens, florais brancos, amarelos, vermelhos, rosas

Defina as peças dos arranjos e o enxoval da alimentação: Nesse momento, é legal misturar estilos: vidros com peças brancas sob mesa de madeira. Peças de bambu com folhagens verdes sob mesa de vidro. Abuse da criatividade!

Olhe para os itens disponíveis e de outra utilidade a ele que não seja o óbvio, como utilizar vasos como suporte de bandejas e utilizar xícaras para comidinhas.

• Pode aproveitar o cheiro da citronela e utilizá-lo para prevenir mosquitos, desde que com moderação para não criar um incômodo ao convidado. O legal é consultar especialistas em cheiros, para evitar algo que cause alergias, dores de cabeça ou enjoo.

Mesas ao ar livre (Foto: Divulgação)
Como escolher os arranjos?

• Os arranjos florais podem ser escolhidos de acordo com o local e o sentimento a ser compartilhado. É possível criar uma mesa linda monocromática com folhagens verdes, assim como criar uma mesa colorida.

• O estilo definido vai ser o guia ao tipo de flores e folhagens que será usado. Tulipas, flores do campo, mosquitinho, gérberas e até as rosas vão super bem! Em alguns lugares, os mosquitos aparecem com a elevação da temperatura, gosto de usar citronela na décor, fica ótimo e tem finalidade.

Mesas ao ar livre (Foto: Divulgação)
Como organizar o buffet?

Brunch: sirva sucos, frutas, canapés frios (tomando cuidado com o tempo de exposição), saladas refrescantes, e faça um mix com diversos tipos de pães e patês.

Almoço: receba os convidados com sucos exóticos e com diversos tipos de finger food, como figo fresco, uvas verdes e camembert ao balsâmico, lichias recheadas com gorgonzola e nozes. Depois disponibilize os alimentos em estações com saladas, arroz perfumado, um delicioso salmão grelhado ou até mesmo um filet mignon ao molho de ervas. Por fim, sirva uma massa com recheio sem carne, para ter um opção vegetariana.

Lanche da tarde: abuse de sucos e chás gelados em pequenas garrafinhas, disponibilize lanchinhos deliciosos, como quiches, pães e uma seleção de frios. Se o evento acontecer até mais tarte, sirva um prato quente, como uma massa.

Mesas ao ar livre (Foto: Divulgação)
Mesas ao ar livre (Foto: Divulgação)
Mesas ao ar livre (Foto: Divulgação)
Mesas ao ar livre (Foto: Divulgação)
Mesas ao ar livre (Foto: Divulgação)
Mesas ao ar livre (Foto: Divulgação)
Acredito no poder do compartilhamento de expertise e know how, em dividir o conhecimento, em  tornar a festa dos sonhos possível… E assim, de certa forma, fazer parte dela.
Gostou? Compartilhe!

Comente esse post no facebook...

Comente aqui no blog!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você...

Voltar ao topo

Confira já o nosso Guia

Procurados, achados e selecionados exclusivamente para você