8 julho, 2014

Como escolher o bolo de Casamento

Vestido, buffet, decoração, penteado, igreja, salão de festas, lembrancinhas, ufa quanta coisa!!! E esses são apenas alguns itens de uma longa lista do planejamento de um casamento. Sabemos que quem é noiva ama pensar em tudo com muito carinho e procura dar um toque pessoal em todo o casamento. Não tem como falar em fazer um casamento maravilhoso sem falar em expressar a personalidade e o jeitinho dos noivos.
Dentro dessa lista está um item muito importante que é a escolha do bolo certo. O bolo não tem apenas a função de ser gostoso para deliciar os seus convidados, mas precisa também ser visualmente bonito e combinar com o estilo dos noivinhos. Veja algumas dicas para não errar na hora de fazer essa importante escolha:

1- Escolha um profissional de confiança para fazer o seu bolo:
Pesquise, pergunte, pegue referências com amigas, procure sempre saber os pontos positivos e negativos do profissional, na hora de escolher qualquer coisa para o seu casamento a chave para o sucesso é sempre a pesquisa, e com o bolo não poderia ser diferente. Você precisa saber se a empresa ou pessoa é de confiança, se entrega suas encomendas no horário, se entrega aquilo que seus clientes pedem e o mais importante, se tem qualidade nos seus produtos.

FrancineMachado

2- Procure o bolo adequado para o seu estilo de cerimônia:
Casais que se casarão ao ar livre, por exemplo, podem optar por bolos mais descontraídos, com decoração colorida e cores mais vibrantes. O naked cake é uma opção linda para quem que casar durante o dia e está super em alta. Para cerimônias mais românticas com decoração em cores mais claras o ideal é um bolo com cobertura branca ou tons pastéis. Para casais que farão uma cerimônia mais ousada uma ótima opção são os bolos com cobertura mais vibrante e detalhes personalizados, algo que fuja do tradicional, como é o caso do ombré cake.

FrancineMachado4

3- Escolha com carinho o recheio:
A escolha do recheio do bolo é tão importante quanto a parte externa. A Cake Designer, Francine Machado dá a dica: “Quanto a sabores, tipos de massas e recheios, vale o que a noiva experimentar e gostar, vão desde os mais básicos como baunilha com doce de leite, até os mais exóticos, como por exemplo de limão siciliano com semente de papoulas e recheio de gianduia com geléia de damasco”.

FrancineMachado1
Lembre que o clima também influencia na sua escolha. Se você vai casar no verão, não é ideal que escolha recheios de frutas que podem estragar facilmente no calor, como o côco. Recheios que derretem com facilidade, como é o caso do chocolate, também não são ideais. No verão a pedida é algo refrescante, bolo com frutas como abacaxi, pêssego ou até mesmo frutas vermelhas são uma ótima pedida. Para o calor uma ótima opção é servir o bolo com sorvete, é refrescante e os convidados costumam amar! Para o inverno procure recheios como o chocolate e doce de leite, que são mais “quentes” e combinam muito com o friozinho.

FrancineMachado2

4- Cuidado com a cobertura:
Existem dois tipos de opção na hora do bolo. Na sua “mesa do bolo” você pode colocar o bolo que escolheu e que será o bolo de enfeite e o bolo de corte, ou você pode optar pelo bolo falso para decorar a mesa e deixar o bolo de corte na cozinha para ser servido para os convidados. Se você optar por deixar o bolo de corte exposto desde o começo da festa tome cuidado ao escolher a cobertura do seu bolo. Os bolos mais populares de casamento são feitos de: pasta americana, glacê mármore, creme de manteiga e marzipan. Em caso de calor extremo na época do seu casamento evite coberturas que possam derreter com muita facilidade como o creme de manteiga, o ideal para o alto verão são as coberturas de marzipan e pasta americana, são as mais resistente.

10360614_727559407287376_2836735413487426379_n

5- Quando o barato sai caro:
Lembre-se que nem sempre a opção mais barata é a melhor escolha. Claro que economizar é sempre bom, mas em alguns casos a economia de dinheiro causa um gasto excessivo de lágrimas no dia da festa. Nem sempre é fácil conseguir conciliar bom profissional com pouco gasto de dinheiro, então lembre-se que esse é um ítem muito importante da sua lista pois as pessoas vão comê-lo, então precisa ter qualidade para nenhum convidado seu sair falando que está passando mal e que a culpa foi do bolo não é mesmo. Cuidado também com esses sites de comprar coletivas, não é aconselhável comprar coisas de comer nesses sites, você precisa provar várias opções de bolo antes de decidir o seu preferido, a degustação é parte importantíssima na hora de escolher.

FrancineMachado3

Como estamos falando sobre bolo não tem como deixar os docinhos de fora né!? Os dois praticamente se completam! (rs)
Muitas noivas não tem ideia de que quantidade de docinhos fechar e acabam errando pra mais ou pra menos. É horrível ficar com centenas de docinhos encalhados em casa e ter que sair distribuindo pra mãe, pai, tia, vó, e até vizinhos. E também é super chato os docinhos acabarem antes mesmo de ter tocado a valsa dos noivos.
Fabiola Zeni do Ateliê Doces Lembranças dá a dica sobre a quantidade de docinhos: “Eu recomendo de 5 a 7 doces por pessoa. Nesse caso, numa festa para 200 convidados, uma mesa de 1.400 doces podemos variar em até 9 ou 10 sabores, deixando a mesa bem colorida e com várias opções, para o gosto de todos os convidados.”

AtelieDocesLembrancas AtelieDocesLembrancas1 AtelieDocesLembrancas2

Agora é só seguir essas dicas que sua festa com certeza será um sucesso em TUDO!

 

Créditos: Fotos dos Bolos: Eric Machado / Bolos: Francine Machado / Fotos dos Doces: Leandro Monteiro / Doces: Ateliê Doces Lembranças

redacao_chegou_a_hora
Gostou? Compartilhe!

Comente esse post no facebook...

Comente aqui no blog!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você...

Voltar ao topo

Confira já o nosso Guia

Procurados, achados e selecionados exclusivamente para você