23 junho, 2015

Cerimônia de Batizado {Como organizar}

“Felicidade é uma coleção de vários momentos felizes”(Vitorio Furusho)

batizado 1

O batizado (para os católicos) ou apresentação (para os evangélicos) é o primeiro grande evento da vida da criança e merece ser comemorada como tal. Um momento que é especial não só para os pais e para o bebê, mas para toda família e circulo de amigos. É um cerimonial de boas vindas, um momento alegre e de muitas boas energias.

E para dar aquele HELP aos atarefados papais e mamães, separamos uma lista de dicas e lembretes, super úteis na hora de organizar o batizado ou apresentação dos pimpolhos.

 

  1. Igreja: Escolha a paróquia ou igreja de sua preferência e se informe sobre quando são realizados os batizado/ apresentações, cheque também com quanta antecedência precisa ser agendado. Isso varia de acordo com o lugar. Não deixe para a última hora! Verifique também se a cerimônia será coletiva ou individual.
  2. Padrinhos: Caso seja cerimônia católica, você precisa de um casal de padrinho, claro! Eles precisam participar dos encontros preparatórios (cursinhos de batismo) e separar a documentação necessária.
  3. Fotografia: Escolha o fotógrafo e combine que imagens você quer para lembrar esse dia tão importante. Procure sempre por bons profissionais, que sejam de confiança ou boa indicação. Afinal, cerimônias assim só acontecem uma vez na vida, você não quer correr o risco de não ter esses momentos precisos registrados corretamente.
  4. Convite: Em caso de convite impresso, entregue em mãos. Se preferir não entregar convite impresso, um convite verbal pessoal é a alternativa.
  5. Lembrancinhas: Por ser um evento com fins espirituais e religiosos, é bacana apostar em lembrancinhas delicadas, algo bem clean. Lembre de encomendar tudo com antecedência, para não ficar na mão.
  6. Roupa do Bebê: Escolha a roupa do bebê. Tradicionalmente, ela é oferecida pela madrinha, mas isso não é obrigatório. O modelo é tradicionalmente branco (para a cerimônia católica), para quem quiser fugir do padrão, vale sempre apostar em tons leves e clarinhos .
  7. Roupa para os país e padrinhos: Bom senso conta muito em eventos como esse, então é bom evitar decotes, cores ou estampas muito fortes, cuidado com o comprimento das saias e vestidos e com o excesso de maquiagem.  Fora isso, o dress code vai de acordo com o tipo de evento que os país tem em mente.
  8. Não se atrase: Chegue ao local com meia hora de antecedência, no mínimo, e peça que os padrinhos e família façam o mesmo.
  9. Recordações: Não dá para deixar a data passar sem guardar uma linda lembrancinha né?! Algo de valor sentimental, pode ser decorativo ou não. As mamães mais corujas já guardam logo vários… Pode ser a roupa, a vela,  acessórios usados pelo bebê, um livro religioso… Enfim, o que vale  é que sejam preservados ao longo do tempo e que arremetam boas lembranças desta data tão feliz.
  10. Comemoração e Festa: É simpático oferecer um café da manhã ou um brunch após a cerimônia, já que a maioria dos batismos acontece na parte da manhã.  Mas isso já é assunto para o próximo post sobre batizados, né?!

Ufá… Quanta coisa hien?! Mas é um esforço que vale a pena…

Tem dúvidas na hora de organizar a festa do batizado? Então não perca nosso próximo post sobre o tema!!!

Gostou? Compartilhe!

Comente esse post no facebook...

Comente aqui no blog!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você...

Voltar ao topo

Veja também

Confira já o nosso Guia

Procurados, achados e selecionados exclusivamente para você