25 agosto, 2014

Cárdapio Kösher: O que tem de diferente?

Cardapio Kosher - Foto Carina Pellegrine

Vocês já viram um casamento judaico aqui e uma das coisas que mais deixam dúvidas é o tal do Cardápio Kösher!

 

As tradições milenares da culinária judaica são seguidas à  risca por judeus no mundo todo. Seus preceitos incluem uma dieta baseada nas indicações da Torá (livro sagrado judeu, a bíblia, sem os livros do “novo testamento”).

 

Afinal, oque é KOSHER (ou Kasher)?

Kosher ou Kasher, significa adequado, apropriado. O povo judeu acredita que, o alimento não nutre apenas o corpo, mas nutre também a alma. Logo, alguns alimentos que são considerados “impuros” segundo a tradição, não entram na rotina alimentar deste povo. De acordo com os judeus, na verdade a energia divina do alimento é que o faz nutrir e sustentar o corpo físico.

A comida Kosher não é um tipo de culinária especifica como a culinária japonesa ou italiana e sim, a FORMA de preparo desses alimentos e oque deve ou não ser consumido.

Comida_Kosher

Os três tipos de alimentação Kosher:

A dieta Kosher se divide em três modalidades: carne, leite e parve, que são os vegetais.

 

CARNE: São permitidos apenas o consumo de animais ruminantes, de casco fendido, peixes com barbatanas e escamas  e aves que não de rapina (aquelas que se alimentam de outros animais). Ou seja, é permitido comer: carne de vaca, carneiro e cervo, assim como salmão, pintado, bacalhau e ainda frango,peru, faisão e pato. São excluídos da rotina alimentar: porco, coelho e frutos do mar. Além disso, a forma de “abate” dos animais também deve seguir algumas regras: o animal não pode ficar em sofrimento e após sua morte, deve-se drenar todo o sangue e “salgar” o animal, para que fique adequado ao consumo.

cholnt1

LEITE: A regra é: não misturar derivados do leite com carnes. Assim, uma rotina alimentar que leve leite, não deve ser misturada com pratos que são feitos com carne.

 

PARVE: Não existe regra para a rotina parve mas, alguns ortodoxos comem apenas alimentos que “brotem da terra”, deixando de lado frutas e legumes de “pé”.

Humous_g

 

 

CURIOSIDADES:

  • Tem mais credibilidade um restaurante ou buffet que tenha seu cardápio Kosher minuciosamente supervisionado por um Rabino.
  • A Casa Fasano é um dos mais tradicionais e requisitados buffets de São Paulo para cardápio Kosher, seja de casamento ou Bar Mitzvah.
  • No Brasil, a comunidade judaica se concentra em classes sociais mais elevadas. A média de casamentos judeus na alta  sociedade de São Paulo hoje é de 3 em 10 realizações.

 

O cardápio Kosher, mais do que uma opção alimentar, é um estilo de vida! Shabat Shalom!

 

 

Gostou? Compartilhe!

Comente esse post no facebook...

Comente aqui no blog!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você...

Voltar ao topo

Confira já o nosso Guia

Procurados, achados e selecionados exclusivamente para você