25 setembro, 2014

Acerte na Bebida! {Quais e quantas?}

Primeiro de tudo, quem vai fazer o evento deve conhecer o perfil dos seus convidados, que bebidas mais gostam, se bebem em grande ou pouco volume, duração da festa, estilo de festa, horário de inicio, época do ano. Tudo isso fará toda diferença na hora de decidir a quantidade certa e o tipo de bebida.

Para um casamento por exemplo ou outro evento social, o ideal é ter três tipos de bebidas alcoólicas pelo menos. Ex: vinho, uísque e cerveja. Vamos ver quais opções temos e como melhor utiliza-las??

 

Vinhos

A marca da celebração de qualquer evento é o champagne, uma espécie de vinho branco espumante. Sem dúvida este é símbolo de glamour e celebração em grande estilo. Hoje existem empresas especializadas no fornecimento de ótimas marcas, em consignação, ou seja, você paga apenas o que for consumido e não corre o risco de faltar.

Espumante2 montagem

 

O cuidado maior é de ter todas as bebidas do inicio ao fim do evento,  não fica elegante servir por exemplo um champagne apenas na entrada dos convidados. Apenas o tinto, este sim pode ser oferecido durante o jantar, mas volto a dizer, nada como ter tudo do inicio ao fim do evento. Lembre-se da máximo: É melhor sobrar do que faltar!

 

Você pode questionar qual a diferença entre um champagne, prosecco, Cava ou Espumante Nacional. De fato, todos são espumantes, o que os diferencia é a região em que foram produzidas. A Cava é espanhola, o Champagne é francês, o Prosecco é italiano e no Brasil chamamos de Espumante.

Uma curiosidade, apenas os espumantes produzidos na região de Champagne podem ser chamados assim, nas demais regiões da França são chamados de crémant.

Champagne2 mod png

 

Para quem conhece e aprecia esta bebida, sem dúvida a preferencia é pelo Brut ou Extra-brut (onde existe pequena ou nenhuma quantidade de açúcar, sendo bastante seco).
Porém para a maioria das mulheres a bebida mais “docinha” agrada mais que a seca. O aconselhável para servir durante todo um evento seria o Demi-Sec, que contém um pouco mais de açúcar, não chegando a ser doce e nem tão seco.

 

Num evento você pode oferecer apenas o espumante, não tendo necessidade de apresentar outro tipo de vinho. Leve em consideração a estação do ano e o perfil dos convidados. No frio, o tinto cai super bem, do inicio ao fim da festa, mas não substitui o espumante, ofereça os dois.

Vinho4

Num jantar para poucas pessoas e com mais oportunidade de degustação, você pode ser bastante criterioso ao utilizar vinhos que combinem exatamente com cada momento da festa e do menu, não sendo o caso de festas maiores, onde apenas um prosecco pode ser oferecido do inicio ao fim.

Vinho1

 

Quantidades básicas sugeridas:

*Champagne – 1 garrafa para cada 2 pessoas (quanto melhor a marca maior o consumo).
*Vinho Tinto – 1 garrafa para cada 6 pessoas (podendo oscilar devido ao perfil dos convidados e época do ano)

 

Cerveja

A Cerveja é outro item interessante nos eventos. Hoje em dia, percebo muitos eventos sem a bebida. Importante pensar bem na hora de excluir a cerveja da sua festa, pois muitos convidados são cervejeiros natos e não abrem mão da sua tradicional “cervejinha”. Uma boa cerveja também é sucesso em qualquer festa, principalmente no verão e festas no litoral.

Cerveja2

Quantidade básica sugerida: 4 long necks por pessoa. (cerca de 1,4l)

 

Bar de Caipirinhas e Drinks
Sempre  agrega valor a festa! Logicamente também deve-se contratar a equipe certa, que combine com você, seu estilo e dos seus convidados. Muitas novidades existem no mercado e coisas muito exóticas as vezes não emplacam, tudo vai depender do perfil da festa. Se achar que seus convidados vão sentir falta, pode-se servir neste mesmo bar uma ótima vodka e até mesmo um enérgico bacana.

© Leandro Monteiro - Fotografia © Leandro Monteiro - Fotografia
Fiquei encantada dias atrás, me surpreendi com uma equipe de Bar Tenders em São Paulo, num desfile chiquérrimo, onde serviram “volante” durante o evento, driks deliciosos e coloridos, em taças lindas. Normalmente você vai até o Bar se servir e escolher o seu drink. Neste evento especialmente eles nos serviam em badejas. Achei muito interessante para o perfil do evento, ficou muito chique e surpreendente. Essa novidade emplacou na minha opinião.
Foto Anna Quast Arruda e Ricky Arruda

 

Uísque
Bebida muito apreciada e utilizada na maioria das festas, raramente vejo uma festa onde não é servido e sem dúvida alguma, eleva o glamour da festa. Hoje existem as marcas de qualidade e as mais vendidas para festas. Procure um distribuidor ou um estabelecimento idôneo, pois infelizmente vejo eventos onde a bebida servida é falsa, meu Deus! Muito cuidado! Alguns noivos compram aos poucos no FreeShop e vão estocando durante o ano que antecede a festa. Porém recomendo que comprem no Brasil com empresas sérias que darão todo respaldo a sua festa.

uisque3

Quantidades básicas sugeridas:
1 garrafa para cada 10 ou 15 pessoas (sempre depende do perfil dos convidados e da festa).

 

 

 

Gostou? Compartilhe!

Comente esse post no facebook...

Comente aqui no blog!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você...

Voltar ao topo

Veja também

Confira já o nosso Guia

Procurados, achados e selecionados exclusivamente para você