6 novembro, 2014

5 dicas pra você recusar, com elegância, um convite !

recusa1

Quem aí já recebeu um convite que não foi assim…. digamos…. muito atraente ?!

É sempre desconcertante recusar um convite não importa quem o faça e, por mais que seja delicioso ser convidado para casamentos e festas, às vezes, é preciso dizer não. Talvez o motivo seja algum outro evento ou, simplesmente, por não querer ir…

Porém, seja qual for o motivo, há sempre maneiras mais delicadas – pra não ‘dizer’, educadas – de garantir que o anfitrião da festa não fique ofendido quando você recusar o convite.

Por isso, compartilho, com vocês, 5 dicas pessoais para que tudo ocorra bem na hora do não;

  1. No caso de não ter convite por escrito, o não, é mais fácil. Tudo o que você precisa fazer é aproveitar a era digital e resolver tudo por lá mesmo. Responda o e-vite de forma adequada e, sem explicar muito !
  2. No caso de um convite que você já, na hora, sabe que o melhor é recusar, diga que irá ver a agenda, que irá pensar e confirmar. Sei da dificuldade de lidar com um convite cara-a-cara, principalmente se você pretende negá-lo mas, apenas diga que irá verificar a possibilidade e assim, você ganhará tempo para pensar em uma resposta apropriada. A dica é responder pessoalmente, um convite feito pessoalmente, sempre !!!
  3. Simpatia é a chave do sucesso para muitas coisas, inclusive para negar um convite. Demonstrar gratidão e ter humildade te fará sair dessa como ‘mocinho’ e não como ‘vilão’. Lembre-se: gentileza gera gentileza !
  4. Seja sincero. Não há pessoas que não gostem de sinceridade e, acredito que este é o ponto alto. Não educado e muito, menos de bom-tom, mentir e, caso não vá por alguma razão existente não minta. E, se sua ida será impossível por qualquer outro motivo, diga que irá verificar na agenda e ponto.
  5. Envie um presente, retribua o convite!! Se for um convite de casamento, escolha na própria lista dos noivos. Se for em algum jantar, ou festa corporativa, envie uma lembrança (flores, vinhos e um belo cartão) ao anfitrião, justificando sua falta.

Honestidade e delicadeza nunca são demais !!

Use e abuse do bom senso, sempre com muita educação. #ficaadica

redacao_chegou_a_hora
Gostou? Compartilhe!

Comente esse post no facebook...

Comente aqui no blog!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você...

Voltar ao topo

Confira já o nosso Guia

Procurados, achados e selecionados exclusivamente para você