24 outubro, 2014

Chegou a Hora do Halloween!

unnamed (2)

Búúúú !!!

A festa mais assustadoramente divertida do ano do está para chegar e nós vamos te ajudar a prepará-la !!

Bom, o Halloween é mundialmente conhecido como a festa dos mortos, horrores, da tensão e do medo, mas, apesar da fama de mal, ela carrega muita história, encanto e até um certo charme (não sou nada mórbida, quero deixar claro !! rs…). Adorooo festas curiosas e que transmitem algum tipo de suspense…. rs.

Na Irlanda, a festa é extremamente comemorada há aproximadamente 2 mil anos atrás. O povo Celta, seguia a crença de que, no último dia do verão, 31 de outubro, os espíritos dos mortos deixavam os cemitérios e saíam pelas ruas em busca de corpos vivos. E, com o objetivo de ‘assustar’ os fantasmas, os Celtas enfeitavam suas casas com caveiras e abóboras iluminadas por velas. Se fantasiavam assustadoramente e desfilavam pela cidade a fim de mandar embora os espíritos. (Você sairia da sua casa sabendo que há espíritos vagando pelas ruas ? Eu, nem morta… rs !! )

Muito popular nos EUA, a tradição do Helloween é extremamente comemorada na véspera do feriado religioso : Dia de Todos os Santos. Conhecidência assustadora, hein !? A realidade é que a Igreja cristianizou a festa nesta data, criando o Dia de Finados (2 de novembro), para amenizar os burburinhos da festa tida como pagã, acreditando que, com as orações do Dia de Todos os Santos, os falecidos seriam aceitos no céu. 

Milhares de brincadeiras são feitas. Nos EUA, por exemplo, crianças saem pelas ruas fantasiadas de fantasmas e figuras macabras, batem de porta em porta, gritando, em coro, a frase; ‘Gostosuras ou Travessuras’. E, aí, se os vizinhos derem balas e doces para as crianças, elas saem alegres e saltitantes, porém, se isso não derem as doçuras, alguma coisa terrível irá acontecer !! rs…

Tirando a parte horripilante da história, acho incrível como uma tradição antiga e mística pode ser surpreendente, né !?

Aqui no Brasil a comemoração desta data é bem tímida e é através da cultura Americana que, cada vez mais, o helloween tem ganhado proporção nacional. Ainda bem !

 

unnamed (3) unnamed (4) unnamed (5) unnamed (6) unnamed (7) unnamed (8) unnamed (9) unnamed (10) unnamed

CURIOSIDADE

Falou em Halloween, a primeira imagem que vem a cabeça é abóbora iluminada!

Mas você sabe oque isso significa?

Bom, na Irlanda, um alcoólatra mal educado chamado Jack Miserable bebeu excessivamente em um dia 31 de outubro e o diabo veio buscar sua alma. Jack, se fazendo de esperto, vendeu sua alma para o diabo e continuou bebendo para viver por mais alguns anos. . Quando morreu, não foi admitido no céu. Ressentido, o diabo também não o quis no inferno e o enviou para a noite escura com apenas uma brasa de carvão para iluminar o caminho. A estória conta que,  Jack, colocou o carvão em um nabo esculpido que funcionava como uma lanterna e dizem que ele vaga pela Terra desde então… meda!  Aí, foram surgindo diferentes versões do Jack O’Lantern, e mais vegetais, como a abóbora, foram esculpidas, com a intenção de assustar e espantar Jack e outros espíritos malígnos.

 

Gostaram? Fiquem de olho que a gente tem muitooo conteúdo de Halloween pra vocês!

 

 

mari_junqueira-2
Gostou? Compartilhe!

Comente esse post no facebook...

Comente aqui no blog!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:Chegou a Hora do Halloween!

  1. Sara Gomes

    Foi uma festa navegar pelo Chegou a Hora. Parabéns Andrea Maia e equipe de colaboradores. Querida Mari, serei leitora assídua de seus Posts. Sucesso!!!

Recomendados para você...

Voltar ao topo

Confira já o nosso Guia

Procurados, achados e selecionados exclusivamente para você